quinta-feira, 14 de abril de 2011

O tal do planejamento

Um dos pontos principais na execução de um projeto de qualquer natureza é o planejamento. Ou seja, antes de se tomar quaisquer atitudes deve-se colocar no papel pelo menos uma estimativa daquilo que se deseja realizar no decorrer do mesmo, incluindo nisso: o tempo, as ações, os custos e tantas outras variáveis que possam surgir na construção desse.

Talvez na ânsia de se chegar ao objeto em si, me precipitei tanto na etapa teórica, ou seja, estudar a fundo o conteúdo necessário à execução, as quais fundamentam e suportam a etapa prática do projeto, quanto e, principalmente, na parte do planejamento.

Acredito que, se tivesse me atentado mais à organização do mesmo no início, talvez o projeto estivesse se desenvolvendo de uma forma mais rápida. Além disso, tem o fato de a faculdade estar em curso e de eu também estar me dedicando a outro projeto também na área de engenharia (junto com um colega de curso, em breve, posto o link para o blog do mesmo).

No entanto, nenhuma das duas justifica o atraso no planejamento, justamente pela falta de planejamento. Apresento como próximo passo, antes mesmo de desmontar o chuveiro, planejar da melhor forma possível as ações seguintes.

O projeto vai caminhando, ainda bem.

Um comentário:

  1. Essa é uma constatação inteligente. Não se cria em cima do desconhecido. Uma boa parcela do sucesso de um projeto deve-se ao fato de conhecer bem aquilo que se quer fazer. Cria-se a partir daquilo que se conhece bem.

    ResponderExcluir